Mamíferos ou vírus?
Quando assisti o filme 'Matrix' pela primeira vez, uma passagem do filme me fez pensar muito a respeito do ser humano:
Resumidamente, durante o curso da história da humanidade, nós inicialmente éramos nômades caçadores e coletores de alimento e quando em uma determinada área já não havia alimento suficiente, migrávamos para outra área nova, e quando esta área também já não era suficiente voltávamos para a anterior ou íamos para uma nova, além disso, os seres humanos foram se dividindo e se espalhando por áreas diferentes. O advento da agricultura e da criação de animais permitiu que nos fixássemos em um lugar e passássemos a produzir nosso alimento. Ao expandir a área de produção e ter um excedente de produção, naturalmente que com maior oferta de alimento uma determinada população tende a aumentar não importando sua espécie (uma floresta em que sua biodiversidade é mantida, todos os seus 'habitantes' tendem a estar em equilíbrio, mas ao converter esta área para produção de soja, por exemplo, haverá maior oferta de alimento para insetos fitófagos e sem seus predadores, fará com que sua população aumente) e assim foi para os seres humanos. Nossa população aumentou e ainda está aumentando até que haja escassez de alimento (atualmente a produção de alimento é mais que suficiente para alimentar a todos, o problema é a distribuição e o dinheiro).
Enfim, o aumento da população e o crescimento das cidades, faz com que novas áreas para produzir alimento tenham que ser exploradas. Florestas são derrubadas, campos são convertidos, várzeas são drenadas e etc. Nós realmente nos multiplicamos e consumimos os recursos naturais que existem em diferentes áreas e regiões, e quando estes recursos não são mais suficientes, buscamos em outros locais. Como um dos exemplos pode-se citar as fontes de água potável. Normalmente uma cidade se forma próximo às fontes de água que são utilizadas para consumo humano e animal. A cidade vai crescendo, esta fonte de água é poluída e temos de ir para outra área buscar água potável de qualidade. Nós não entramos em equilíbrio com o planeta, nós o moldamos à nossa necessidade. E ele está respondendo a isso.
O que acontece quando você está gripado ou doente? O primeiro sinal de que há algo de errado tende a ser uma febre. A febre é uma reação natural do corpo humano contra organismos invasores, sejam eles vírus, bactérias ou fungos. Ao aumentar a temperatura do corpo, estes organismos estranhos tendem a ser eliminados ou entrar em um equilíbrio para que não causem problemas.
E o que está acontecendo com o planeta? O efeito estufa, o aumento da temperatura global, nada mais é do que uma febre. O planeta está tentando eliminar aquilo que o está deixando doente: os seres humanos. Nós somos a causa disso. Nós somos a fonte desta doença no planeta. Nós não tendemos a um equilíbrio com a natureza e até que este equilíbrio seja restabelecido, vamos sofrer as consequências. Nós poluímos os rios e os mares, a atmosfera, derrubamos florestas e degradamos os solos, extinguimos outros seres vivos. A água, a atmosfera, o solo, as florestas e todos os organismos vivos tem a função de manter um equilíbrio propício para a manutenção e perpetuação da vida neste planeta, e nós, seres humanos, estamos nos tornando um vírus.
Para encerrar meu ponto de vista, recomendo assistir este documentário e refletir. O vídeo abaixo está divido em partes, mas para quem quiser ver o vídeo inteiro é só clicar no link:

Nenhum comentário:
Postar um comentário