quinta-feira, 7 de março de 2013

Ameaça à única ferramenta a favor da verdade...

Ameaça à única ferramenta a favor da verdade...


     Como se já não bastasse toda a filtragem e manipulação das notícias veiculadas pelas grandes mídias (telejornais, jornais e revistas) mostrando muitos dos fatos de maneira tendenciosa e manipulativa, também querem censurar o único veículo de informações onde se pode realmente encontrar a verdade por trás dos muitos fatos noticiados: a internet.


     Já faz um bom tempo que eu deixei de assistir os telejornais (principalmente os da rede Globo). Atualmente minha principal fonte de informações é a internet, sejam blogs e um ou outro jornal e revista, e também o facebook (o facebook!? Sim, apesar de ser uma rede social, há muitas coisas interessantes circulando se você souber que perfis curtir ou seguir). Como a mídia televisiva é extremamente tendenciosa e manipuladora, não se pode ter certeza de absolutamente nada do que circula nesse meio, então para checar diversas notícias e fatos, procuro outras fontes na internet.

(Para quem ainda não viu, recomendo muito ver o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" - E vejam antes que seja censurado! Porque do jeito que as coisas andam...)

    
     E como se não bastasse vi esta notícia (pelo facebook, postado pelo grupo Anonymous, o qual sigo) de que o Sr. Deputado Claudio Cajado (DEM-BA) quer censurar vídeos ou textos na internet que "desagradem" parlamentares. (E qual seria a definição de "desagradar" para estes parlamentares?).



     Ou seja, se alguém postar alguma informação a respeito de parlamentares, sejam denúncias, opiniões contra, críticas, enfim, algo que "desagrade" este parlamentar, como são postadas diversas na internet, esse conteúdo pode ser removido da apenas por tê-lo "desagradado". De que outra forma teríamos conhecimento sobre a licitação comandada por Roberto Gurgel para que a empresa Apple fosse ganhadora da licitação, na compra de 1226 tablets? Pois esta é uma informação que muito provavelmente o desagradaria...


     Ou então de que José Serra teria 20 páginas de certidão de crimes eleitorais e 3 processos ativos por corrupção? O que também o desagrada ter isto publicado na internet...

José Serra tem 20 paginas de certidão de crimes eleitorais e 3 processos ativos por corrupção


      Ao ler algumas notícias com esse tipo de conteúdo na internet, as pessoas podem ir atrás das fontes originais (site da Justiça Eleitoral, Ministério Público e etc.), mas e se estas notícias são censuradas antes de chegarem às pessoas, como ficar sabendo? Como ir atrás das fontes originais? Algumas dessas notícias foram veiculadas pela mídia? Porque será? 
     E por que tanto medo destes parlamentares sobre eventuais informações 'incorretas' ou 'inverídicas'? Já dizia o velho ditado: "Quem não deve, não teme". A internet é a única ferramenta na qual podemos realmente encontrar determinadas notícias e checarmos estes fatos. A internet deve ser mantida livre de censura doa a quem doer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário