Por que privatizar? #2
Como falei na outra postagem, para mim, a privatização é uma mistura de incompetência/desinteresse/favorecimento por parte do Governo. Mas como se dá a privatização?
A falsa necessidade de privatização surge quando o Estado abandona determinado serviço ou setor. Sem investimentos, este setor começa a se deteriorar, se desgastar e a não oferecer mais um serviço de qualidade. E isso acontece porque: 1- quando no poder, os políticos recebem propostas de empresas onde são oferecidos dinheiro, cargos ou favores, pra que tal empresa consiga a concessão de um setor ou serviço; 2- quando candidatos, estas empresas financiam as campanhas eleitorais de tais políticos visando a privatização de um setor ou serviço. Assim, o Governo beneficia tais empresas com contratos ou leis. Recomendo a leitura desse texto: Privatização é a melhor saída?
Além das ferrovias, rodovias e saúde, outros setores como a educação, cultura e o esporte estão sendo abandonados para que futuramente as pessoas PENSEM que a privatização é a melhor saída. No paraná, um exemplo disso, é que o sr. Governador Beto Richa, está interessado em privatizar áreas culturais como teatro, ópera, circo, danças e etc. Seja por incompetência de sua administração, seja por favorecimento a determinadas empresas que tem interesse na privatização deste setor, a questão é que a privatização é a entrega de serviços essenciais que deveriam ser fornecidos de graça para a população que já paga por estes serviços por meio de todos os impostos. Você paga impostos que deveriam ser convertidos em serviços públicos de qualidade, e ao invés disso, esse dinheiro é desviado por governantes, roubado por empreiteiras, usados em outras coisas desnecessárias, como o aumento de salário e auxílio de moradia e despesas de parlamentares, por exemplo, e nos é oferecido um serviço cada vez de pior qualidade para que pensemos que a privatização seria a melhor solução.
Enfim, privatizar NÃO é a saída. A saída é ter o destino adequado do dinheiro público e investido aonde ele realmente é necessário! Enfim... Este documentário é muito interessante mesmo e eu recomendo: Catastroika - a privatização vem a público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário